Significado

O Projecto Educativo de Escola antecipa o futuro (F), transformando a situação presente (P) com qualidade (Q) científica, educativa e pedagógica, sendo continuamente fiel à própria identidade (I), expressa na opção antropológica em que o projecto se fundamenta.


Projecto é uma organização coerente e sucessiva de estratégias e acções com a finalidade de concretizar uma determinada intenção inicial.

Esta intenção nasce sempre que um dado presente (P) está a necessitar de um futuro (F) diferente e melhor. A situação presente em deficit pode ser um problema a resolver ou uma necessidade a satisfazer. Pode ainda ser a concretização de um sonho ou ide um deal.

O projecto estabelece a ponte entre o presente e o futuro, antecipando progressivamente o futuro.

No caso da escola, a intenção de partida tem origem simultaneamente numa necessidade-problema e num ideal de ordem antropológica: resolver os graves problemas da educação e de aprendizagem, formando os educandos e aprendentes segundo um perfil integral e identificado de pessoa. A finalidade do Projecto Educativo de Escola é realizar simultânea e articuladamente este desenho pedagógico e antropológico.


A figura ilustra a interacção estabelecida pelo projecto entre o presente carente e o futuro promissor. A roda P representa a situação presente, a roda F a situação futura, a roda I a identidade e a roda Q a qualidade do projecto. Cada uma das quatro rodas pode movimentar as outras e ser reciprocamente movida por elas. Qualquer atraso ou bloqueio de uma delas repercute-se inevitavelmente em todas as outras.