OBJECTIVOS

O Projecto Sofia é um projecto identificado de aprendizagem significativa e de felicidade de vida. Valoriza e incentiva todas as metodologias educativas e didácticas que secundem a sua antropologia e favoreçam a sua finalidade e os seus objectivos gerais e específicos.


São seus objectivos gerais ser:

  1. Um projecto de aprendizagem acompanhada, autónoma e partilhada. As aulas são para ensinar e aprender e não para “dar matéria”. Um critério de validação desta exigência é o aparecimento e manifestação sistemática de dúvidas reais na aprendizagem.
  2. Um projecto de pensamento. Ensina a pensar e a conhecer, a penetrar profunda, honesta e responsavelmente no segredo das coisas, das situações e acontecimentos, das atitudes e comportamentos. O pensamento é o melhor instrumento humano de prevenção.
  3. Um projecto de decisão, responsabilidade, confiança, amor partilhado e comunidade. O aprendente exercita-se a decidir com amor e por amor tudo o que faz e da forma como o faz.
  4. Um projecto de fortaleza de alma. A medida alta não atemoriza, é antes um desafio entusiasmante e uma meta para a aprendizagem e para a vida. É sendo um verdadeiro lugar de vida que a escola pode preparar para a vida.
  5. Um projecto de sentido para a vida. Pretende ajudar cada educador e educando / aprendente a extrair o sentido da própria existência e a responder responsavelmente à vida em todas as suas dimensões: física, intelectual, emocional, relacional, espiritual.