CONTEÚDOS

Segundo o Projecto Sofia, a educação integral da pessoa dos educandos e aprendentes concretiza-se através da aquisição e do exercício adequado e cumulativo de conhecimentos, aptidões, competências e virtudes.  


  1. Conhecimentos curriculares e não curriculares: científicos, tecnológicos, filosóficos, históricos. Resultam da aplicação honesta, autónoma e empenhada da inteligência para penetrar no segredo das coisas, das situações, dos acontecimentos e dos comportamentos.
  2. Aptidões (skills) ou destrezas intelectuais e manuais. Resultam da aplicação dos conhecimentos e do adequado “manuseamento” do pensamento e das “mãos”. 
  3. Competências (de acordo com o QEQ ou Quadro Europeu de Qualificações). São sobretudo a autonomia e a responsabilidade com que se aplicam os conhecimentos e se realizam as aptidões. 
  4. Virtudes (segundo a antropologia do Projecto). São hábitos éticos estáveis, empenhados na procura e no exercício convicto do bem, da verdade, da justiça, da beleza.