ESTRATÉGIAS

As estratégias respondem ao “como” o Projecto Sofia é concretizado. Distribuem-se por cinco áreas principais: relações, comunicação, ensino-aprendizagem, metodologias, avaliação.


1. Comunicamos com “boas falas”
A linguagem é a expressão exterior da nossa experiência interior e profunda de vida.

Através da linguagem, professores e aprendentes, manifestamos respeito e apreço recíprocos, profundidade e abrangência de pensamento, exactidão científica.

2. Relacionamo-nos segundo um estilo familiar e cooperativo
A relação educativa mais eficaz é aquela que mais se assemelha ao ambiente familiar: relação paterna e materna por parte dos educadores / professores e relação filial e fraterna por parte dos educandos / aprendentes.

Ensinamos e encorajamos os aprendentes a partilhar em grupo, adequadamente e de coração, o saber, as dúvidas, os recursos disponíveis.

3. Aprendemos de forma autónoma, decisional e projectual
Muita desorientação e stress nascem quando o que dizemos ou fazemos não corresponde ao que pensamos.

Queremos dar aquilo que uma aula convencional não tem tempo para dar: tempo para pensar e tomar decisões reflectidas, tempo para aprender de forma autónoma e por projecto.

4. Aprendemos de forma activa e participativa
Independentemente da forma como se ensina, os estudantes não aprendem muito numa aula passiva. Também pouco aprendem passando simplesmente a informação dos manuais para os apontamentos.

Ensinamos de forma a que aconteça conhecimento, isto é, que a informação passe realmente pelo cérebro de cada aprendente. Desta forma cada um desenvolve o seu próprio modelo mental de assimilar o conhecimento, de exercitar aptidões e de resolver problemas com autonomia e responsabilidade.

5. Avaliamos alertando e encorajando
Avaliar não é simplesmente etiquetar uma prestação com um
“Muito bom”, “Bom”, “Satisfaz”, Satisfaz pouco ou Não satisfaz.

Avaliamos, dando(-nos) conta do que acontece e alertamos para aquilo que ainda não aconteceu e para as respectivas causas e consequências.
Avaliamos, descobrindo e ajudando a descobrir potencialidades ainda em gérmen, prontas a despontar e a crescer.
Avaliamos, encorajando cada um a dar o seu melhor e a partilhar de coração e por decisão própria.