MODALIDADES

As metas do Projecto Sofia  passam por uma transformação voluntária da identidade dos estudantes enquanto sujeitos da própria aprendizagem e da própria motivação para aprender e para ser.


Esta transformação de identidade concretiza-se através da:

  • Construção de significados pessoais e cognitivos. Palavras e conhecimento sem significado não são palavras nem conhecimento (Vigotsky).
  • Construção e auto-regulação do conhecimento (construtivismo humano).
  • Autonomia e decisão do estudante-aprendente.
  • Responsabilidade e responsabilização do estudante-aprendente pelo próprio processo de aprendizagem: consciência daquilo que aprende e daquilo que é ou não eficaz para aprender.
  • Cooperação, sempre com a finalidade de chegar ao amor fraterno.
  • Inclusão: na realidade, todos e cada um dos aprendentes têm necessidades educativas especiais.

Para levar à prática estas estratégias o Projecto Sofia releva, entre outras, três iniciativas pedagógicas: Projecto Individual Quinzenal de Aprendizagem (PIQA), Trabalhos de projecto e Portfólio