PORTFÓLIO

Portfólio é um dossiê individual, onde cada aprendente colecciona os trabalhos realizados ao longo do ano ou do curso, numa, em várias ou em todas as disciplinas. Gardner define-o como um local para coleccionar todos os passos percorridos pelo estudante ao longo da trajectória da sua aprendizagem.


Perfil académico do aprendente
A colectânea de textos escritos e livros lidos, projectos, provas e exercícios, etc., permite construir o perfil académico do aprendente, na medida em que espelha a direcção e o ritmo da sua evolução, os temas de maior interesse, os projectos, a orientação vocacional, as dificuldades, as dúvidas.

Reflexões pessoais
Os professores incentivarão os estudantes a registar ainda as próprias reflexões e propostas sobre o andamento da disciplina ou do curso: conteúdos e processos, relações interpessoais e pedagógicas, metodologias e outros aspectos de interesse.
Avaliação fiável
Na medida em que são feitos registos diários, a colectânea de documentos permite uma avaliação mais fiável da evolução do aprendente. Mostra um percurso caminhado com vantagens avaliativas evidentes em relação aos testes que reflectem apenas instantâneos, nem sempre fiáveis, do estado da aprendizagem.