UMA ANALOGIA

Para explicar e ajudar a interiorizar os fenómenos de comunidade, que o Projecto Sofia propõe que aconteçam para alcançar os seus objectivos de educação-ensino-aprendizagem, pode ser útil a analogia de um lanche partilhado:
  • Alguém competente prepara a comida ou desafia a prepará-la
  • EU coloco-a na minha mochila (encho a mochila!)
  • EU decido partilhá-la de coração com os colegas.

“Lanche partilhado” do conhecimento e da vida

O professor é o “cozinheiro” especializado. Prepara a “comida” e “serve à mesa” do conhecimento e da sabedoria:

  • Prepara a “viagem” ou “Rota de aprendizagem”, isto é, divide o programa da sua disciplina em etapas didácticas e em objectivos (“quilómetros” da “viagem”). As etapas são momentos organizadores de significado em relação aos conteúdos e em relação à intenção antropológica do projecto educativo;
  • Desafia a conhecer o conteúdo e o sentido dessas etapas e objectivos;
  • Indica onde se encontram as informações essenciais ou “respostas”: no manual e em outros materiais (e-learning, internet, dvds, …) e na experiência real vida dos aprendentes;
  • Gira pelos grupos, esclarece, ensina, encoraja, ajuda a dar sentido…

O aprendente “alimenta-se” a si próprio e partilha o “alimento”

  • Aprende por si próprio;
  • Relembra o que escutou ao professor, aprende dos livros e demais recursos, investiga, reflecte, dá sentido;
  • Escreve sempre as suas ideias, “respostas” e dúvidas no próprio guião de aprendizagem. Pode ser no caderno da disciplina em questão.
  • Partilha o que pensa ter aprendido e as dúvidas:
  • “Ensina”, isto é, explica aos colegas o que pensa ter aprendido. Começa pelo que escreveu no seu guião de aprendizagem;
  • “É ensinado”, isto é, os colegas explicam-lhe com pensam ter aprendido. Começam por partilhar o que escreveram;
  • Avança o mais possível na “rota de aprendizagem” dos objectivos e volta a partilhar. Os indivíduos e os grupos motivados nunca dizem “Já acabei! Já acabámos!”. Sentem-se bem a viajar sempre para mais além…

Nota: A partilha é regulada pelo Representante da Aprendizagem (RdA).