LIDERANÇA PARTILHADA

Um grupo sem liderança não passa de um aglomerado de pessoas. Segundo o Projecto Sofia, nos grupos de trabalho e aprendizagem a liderança é sempre partilhada e rotativa. Não existe um líder único, mas três líderes em simultâneo: líder da Organização, da Aprendizagem, do Encorajamento.


Líder da organização (LO)
É o membro do grupo especialmente responsável pelos aspectos organizativos necessários a um trabalho produtivo e a uma aprendizagem efectiva: ambiente adequado, atenção e contributo de todos.

Líder da aprendizagem (LA)
É o principal responsável pela concretização da rotina 3, isto é, a partilha dos conhecimentos adquiridos na rotina 1 e 2.

Regula a partilha no próprio grupo, dando sucessivamente a vez a cada membro, de forma a que todos sem excepção dêem o próprio contributo e recebam o contributo dos colegas.

Líder do encorajamento (LE)
É o principal responsável por criar e alimentar um clima de atenção positiva e desencorajar a atenção negativa no grupo. Vela pelo crescimento do amor fraterno, estimulando entre os colegas uma rotina espontânea de apreço através da repetição frequente e voluntária de gestos e palavras de agradecimento, de louvor, de incentivo recíproco: “Bravo!, Obrigado!, Parabéns!”…


Os directores de turma e cada professor reúnem periodicamente com os vários líderes, por especialidade, para melhor cumprirem a sua missão de forma concertada.