Estratégias do Projecto Sofia

As estratégias respondem ao “como” o Projecto Sofia é concretizado. Distribuem-se por cinco áreas principais: relações, comunicação, ensino-aprendizagem, metodologias, avaliação.

  1. Comunicamos com “boas falas”
    A comunicação é a expressão exterior da nossa experiência interior e profunda de vida.
    • Através da comunicação, professores e aprendentes, manifestamos respeito e apreço recíprocos, profundidade e abrangência de pensamento, exactidão científica.
  1. Relacionamo-nos segundo um estilo familiar e de partilha
    A relação educativa mais eficaz é aquela que mais se assemelha ao ambiente familiar: relação paterna e materna por parte dos educadores / professores e relação filial e fraterna por parte dos educandos / aprendentes.
    • Ensinamos e encorajamos os aprendentes a partilhar em grupo, adequadamente e de coração, o saber, as dúvidas, os recursos disponíveis. Também as alegrias e tristezas…
  1. Aprendemos de forma autónoma, decisional e projectual
    Muita desorientação e stress nascem quando o que dizemos ou fazemos não corresponde ao que pensamos.
    • Queremos dar aquilo que uma aula convencional não tem tempo para dar: tempo para pensar e tomar decisões reflectidas, tempo para aprender de forma autónoma e por projecto. Tempo para querer bem!…
  1. Aprendemos de forma activa e participativa
    Independentemente da forma como se ensina, os estudantes não aprendem muito numa aula passiva. Também pouco aprendem passando simplesmente a informação dos manuais para o caderno de apontamentos ou para os testes.
    • Ensinamos de forma a que aconteça conhecimento, isto é, que a informação passe realmente pelo cérebro de cada aprendente. Desta forma cada um desenvolve o seu próprio modelo mental de assimilar o conhecimento, de exercitar aptidões e de resolver problemas com autonomia e responsabilidade. E bem-querer!
Estrategias-PSofia
As estratégias Distribuem-se por cinco áreas principais: relações, comunicação, ensino-aprendizagem, metodologias, avaliação

  1. Avaliamos alertando e encorajando
    Avaliar não é simplesmente etiquetar uma prestação com um “Muito bom”, “Bom”, “Satisfaz”, “Satisfaz pouco” ou “Não satisfaz”.
    • Avaliamos, dando(-nos) conta do que acontece e alertamos para aquilo que ainda não aconteceu e para as respectivas causas e consequências.
    • Avaliamos, descobrindo e ajudando a descobrir potencialidades ainda em gérmen, prontas a despontar e a desenvolver-se.
    • Avaliamos, encorajando cada um a dar o seu melhor e a partilhar de coração e por decisão própria.