Modalidades / Metas

Identidade
Educando-aprendente protagonista e não pau-mandado de ideologias

As metas do Projecto Sofia passam por uma transformação voluntária da “identidade” dos estudantes enquanto sujeitos da própria aprendizagem e da própria motivação para aprender e para ser.

Esta transformação concretiza-se através da:

  • Construção de significados pessoais e cognitivos. Palavras e conhecimento sem significado não são palavras nem conhecimento (Vigotsky).
  • Construção e auto-regulação do conhecimento (construtivismo humano).
  • Autonomia e decisão do estudante-aprendente.
  • Responsabilidade e responsabilização do estudante-aprendente pelo próprio processo de aprendizagem: consciência daquilo que aprende e daquilo que é ou não eficaz para aprender.
  • Cooperação-partilha, sempre com a finalidade de chegar ao amor fraterno (Visão!).
  • Inclusão: na realidade, todos e cada um dos aprendentes têm potencialidades/necessidades educativas especiais.

Para levar à prática estas estratégias o Projecto Sofia releva, entre outras, três iniciativas pedagógicas: Projecto Individual Quinzenal de Aprendizagem e de Vida (PIQAV), Aprendizagem por projectos e Portfólio.