PADP
As “aulas” são para ensinar e aprender. É um contra-senso chamar aprendizagem aquilo que acontece, apenas ou principalmente, nas vésperas dos testes ou dos exames!
P de Pedagogia
Para a PADP, a verdadeira pedagogia é a pedagogia acontecida e em acontecimento, isto é, o trinómio educar-ensinar-aprender cumpre-se obrigatoriamente nas “aulas” e em cada espaço e tempo educativo. É um contra-senso reduzir as aulas essencialmente a “dar matéria” para ser “aprendida” depois – nas vésperas dos testes ou exames!
O professor encoraja e ensina explicitamente os aprendentes como:
- estar interiormente activos, curiosos e interrogantes e
- registar por escrito aquilo que aprendem e as dúvidas que lhes surgem.
A de Amor
Aprende-se em relação generativa ao estilo familiar:
- Grupos. Para que aconteça relação generativa e partilha é necessária a proximidade física face a face. É esta a razão principal dos grupos de partilha. Com os professores a relação é filial, com os colegas é fraterna. A meta última não é o grupo, mas a comunidade (= lugar generativo por excelência!).
- Amor fraterno. A finalidade da Pedagogia relacional de Amor é a aquisição do hábito ético, ou virtude, do amor fraterno. Fixar-se apenas no exercício da cooperação seria contentar-se com a exercitação de uma mera competência, embora muito útil para aprender e exigida praticamente em todos os âmbitos, produtivos ou não da sociedade e das empresas.
- Apreço explícito. Um dos critérios fundamentais do bom cumprimento da PADP é o testemunho apreciativo positivo (bem-querer), expresso e generalizado, dos aprendentes: certeza de ter aprendido, satisfação de trabalhar em equipa, alegria de ajudar e ser ajudado, liberdade, autonomia…
D de Decisão
Aprende-se pensando e tomando decisões fundadas
- Da dúvida à conclusão. A capacidade de decidir supõe a prática estável da aptidão (skill) de pensar: duvidar > questionar > investigar > concluir. As conclusões próprias são condição de verdadeira aprendizagem. São também necessárias à adesão convicta a valores e à tomada de decisões fundamentadas.
- Decisões próprias. > aderir > decidir… O professor estrutura a sua interacção com os estudantes, e a destes entre si, de forma a que eles mesmos tomem decisões responsáveis por si próprios, decisões progressivamente mais complexas e abrangentes na aprendizagem, na inter-relação e na vida.

P de Projecto
À semelhança do que acontece na vida real, também na escola se aprende e vive por projectos, isto é, exercita-se o domínio do futuro, agindo sobre o presente para concretizar a visão do futuro.
- Ligar o futuro (Visão!) ao presente. Um objectivo final deve ser claramente definido no seu conteúdo e também no tempo (data) em que deve ser atingido. Também devem ser muito claros os objectivos intermédios ou passos para chegar ao objectivo final (>> “Rotas de aprendizagem e de vida“).
- Aprender e viver por projectos. Seguindo as “Rotas de aprendizagem e de vida”, os professores (tutores) orientam os aprendentes a fazer os seus projectos quinzenais de aprendizagem.