Liderança partilhada

Um grupo sem liderança não passa de um aglomerado de pessoas. Segundo o Projecto Sofia, nos grupos de trabalho e aprendizagem, a liderança é partilhada e rotativa. Não existe um líder único, mas três líderes em simultâneo: líder da organização, da aprendizagem, do encorajamento.
Líder da organização (Lo)
É o membro do grupo especialmente responsável pelos aspectos organizativos necessários a um trabalho produtivo e a uma aprendizagem efectiva: ambiente adequado, atenção e contributo de todos. No fim do momento de aprendizagem, fomenta o consenso em relação à aplicação / intervenção a partir do que foi apre(e)ndido.
Líder da aprendizagem (La)
É o principal responsável pela concretização da rotina 3, isto é, a partilha dos conhecimentos adquiridos na rotina 1 e 2.
Regula a partilha no próprio grupo, dando sucessivamente a vez a cada membro, de forma a que todos sem excepção dêem o próprio contributo e recebam o contributo dos colegas.
Líder do encorajamento (Le)
É o principal responsável por criar e alimentar um clima de atenção positiva e desencorajar a atenção negativa no grupo. Vela pelo crescimento do amor fraterno, estimulando entre os colegas uma rotina espontânea de apreço, de bem-querer, através da repetição frequente e voluntária de gestos e palavras de agradecimento, de louvor, de incentivo recíproco: “Bravo! Obrigado! Parabéns!”…
Os directores de turma e cada professor reúnem periodicamente com os vários líderes, por especialidade, para melhor cumprirem a sua missão de forma concertada.