«Não somos seres humanos com uma experiência espiritual. Somos seres espirituais com uma experiência humana» (Teilhard Chardin)
Uma história…
de nós e do mundo!
Um dia, um psicólogo procurava o tema para uma conferência urgente, quando foi interrompido por um dos filhos, de uns sete anos. Que fazer? A esposa saíra. Deixar o trabalho e dar atenção ao filho? Mas a conferência estava à porta!…
Uma ideia! Ali à mão estava uma revista com o mapa-mundi na capa. Rasgou-a em pedaços e entregou-a ao filho:
– “Aqui tens um puzzle um tanto difícil. Tenta colocar tudo como deve ser, até o mapa ficar completo.”
Com grande espanto seu, em poucos minutos o filho executara a tarefa.
– “Filho, como conseguiste colocar todos os pedaços do mapa no lugar certo, se nem sequer sabes geografia?”
– “Ó Pai, é que do outro lado da folha está pintado um homem. Eu coloquei os bocados do homem, todos no lugar. Pus a cabeça no lugar, o tronco e os membros. Se deste lado o homem está certo, o mapa do outro lado também está!”
As lágrimas nos olhos logo espelharam o tema em falta para a conferência, encontrado pelo seu filho: ficando o homem certo, o mundo ficará certo!
Francisco Lobo in “Vitaminas para o espírito” (adaptação)

Projecto Educativo (H21): Humanizar, educando na fé
- A relação educativa com os jovens é possível se eles nos identificam com algum elemento da sua quotidianidade e se frequentamos os seus pontos de encontro. “Mestres na cátedra e irmãos no pátio” (D. Bosco).
- O caminho educativo tem o poder de transformar os corações: traumas, recordações, imagens, ideias, sentimentos, interesses, desejos, ideais, valores…
- O educador é sempre exemplar, também para as gerações App, das multipertenças e multisolidões. O educador cristão é uma metáfora de Deus. É Deus em forma de pão, de presença, de promoção, de abraço, de incentivo, de pensamento, de cultura, de futuro.
- Valores caros aos jovens: paz, liberdade, justiça, amizade, participação, promoção da mulher, solidariedade, compromisso contra qualquer tipo de abusos…
- Desafios e combates educativos: confusões de identidade e identificação, primado absoluto das emoções e experiências precoces, individualismo combinado com multipertenças, multisolidões, reversibilidade das decisões…
Miguel Angel Garcia Morcuende em “La educacion es cosa de corazones” (Adaptação)