6 Hábitos?
Em todos os níveis de aprendizagem, do Pré-escolar ao Ensino Superior, pode aprender-se seguindo os mesmos 6 hábitos que a mente humana saudável segue quando se defronta com uma realidade nova e ou interesse:
- Hábito -1 (H-1): Questionamento prévio (Ex: Que vou aprender hoje em matemática?)
- Hábito 0 (H0): “Momento de ‘Paz'”
- Hábito 1 (H1): Desafio a conhecer / investigar / aprender /…
- Hábito 2 (H2): Aprendizagem autónoma assistida
- Hábito 3 (H3): Partilha e confronto do conhecimento
- Hábito 4 (H4): Aplicação / intervenção /…
H1: Desafio a conhecer e a aprender
Cada momento significativo de aprendizagem formal deve começar sempre com um desafio ao conhecimento. No mínimo há duas questões fundamentais que cada aprendente se deve colocar sempre perante cada assunto com que é confrontado: O que é isto? Para que serve? Que interesse tem?
Este desafio a penetrar profundamente no interior das coisas e compreender os seus segredos pode ter origem:
- na curiosidade ou no desejo de aprender;
- na decisão voluntária de desvendar por si mesmo os segredos das “Rotas de aprendizagem” da matéria, ou área de aprendizagem, em questão;
- na atracção ou “provocação” exercida pela própria realidade a aprender;
- nos desafios apaixonados e competentes feitos pelos professores.
Silêncio absoluto é o ambiente do desafio a conhecer, salvo em casos especiais.
H2: Aprendizagem autónoma assistida
Após o momento do desafio a conhecer (H1), vem o hábito principal da aprendizagem, em função do qual se orientam os outros dois hábitos ou rotinas: a aprendizagem autónoma (H2).
Neste hábito, o professor age de forma a que cada aprendente se defronte autónoma e responsavelmente com a matéria a aprender, utilizando as próprias forças e recursos. É desta forma e neste momento que a aprendizagem se torna primariamente da responsabilidade de quem aprende.
No entanto, nem neste, nem em nenhum outro da aprendizagem, os aprendentes ficam abandonados a si mesmos. O professor gira continuamente pelo espaço de aprendizagem; está ininterruptamente presente e atento para assistir nas dificuldades de cada um e para desafiar as suas potencialidades.
Silêncio absoluto é, natural e obrigatoriamente, o ambiente da aprendizagem autónoma.

H3: Partilha do conhecimento
No terceir hábito da aprendizagem, a partilha do conhecimento (H3), os aprendentes são convidados a partilhar entre si, voluntária e espontaneamente o conhecimento adquirido. É o momento de fazer reflectir no “espelho” ou mente dos outros o que se pensa ter aprendido sozinho e também as dúvidas reais.
O confronto de ideias serve para testar e enriquecer a aprendizagem:
- esclarecer dúvidas reais;
- corrigir aprendizagens erradas;
- expandir a aprendizagem recíproca através da incorporação de novos elementos, pormenores e pontos de vista.
O H3 é realizado pelos aprendentes e pelo professor: pelos aprendentes no grupo e entre grupos, pelo professor sempre que este o entender e no final do processo. Ao terminar um processo de aprendizagem, o professor conduz sempre os aprendentes para patamares sempre mais elevados de abstracção, de sentido, de interligação e de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Volume moderado da voz é o ambiente da partilha: fazer-se ouvir no próprio grupo sem se fazer ouvir nos grupos vizinhos.
H4: Aplicação, intervenção
Aprender é mudar, é intervir para melhorar a si próprio e melhorar o mundo!…