Rotas de aprendizagem e de vida
“ROTAS DE APRENDIZAGEM E DE VIDA” são metáforas que facilitam a caminhada pessoal de cada aprendente na construção progressiva e solidária da própria vida e do conhecimento a ela necessário.
Na prática são sequências completas e numeradas dos objectivos de aprendizagem de cada disciplina, sempre ligados à vida. Os objectivos (quilómetros!) de cada “viagem” ou “rota de aprendizagem” estão organizados em unidades de sentido (etapas da viagem!), de aprendizagem e de vida. As “Rotas” sê-lo-ão se facilitarem a aprendizagem, dando, ao mesmo tempo, objectivos e sentido à vida. É a partir das “Rotas”, e seguindo a própria “visão” de vida, que o aprendente elabora o seu PIQAV e vice-versa!
Conforme a visão curricular integrada do Projecto Sofia, as Rotas de aprendizagem e de vida são organizadas, o mais possível, segundo as três áreas de significado gerais: ÉTICA E CIDADANIA, CIÊNCIA INTEGRADA e COMUNICAÇÃO.
Um sonho: Uma ou mais equipas de “professores FE” que organizem as matérias curriculares e de vida em Áreas de significado. Facilitariam a tão falada interdisciplinaridade das matérias pensadas para fragmentar o conhecimento.
Uma proposta: Ética e cidadania, Ciência integrada, Comunicação.
